top of page
  • Foto do escritorAnna Alvarenga

Como planejar uma viagem internacional


Ahhh, férias!! Falando por mim, tudo que eu mais gosto nesse época é viajar! Sair da rotina, conhecer novos lugares, novas comidas, culturas diferentes, é ótimo né? Fala sério! E esse mês vou fazer minha primeira viagem aos Estados Unidos e tô mega ansiosa! Faltam só 8 dias e eu não aguento mais a espera. Mas pensando na minha viagem resolvi trazer aqui um pequeno roteiro pra você que tem essa enorme vontade de viajar para o exterior mas não sabe como começar.

Antes de começar, preciso deixar bem claro que se você pretende viajar o verdadeiro primeiro passo é: ECONOMIZAR! Juntar dinheiro é a parte principal, sabemos que essas viagens não são baratas, mas juntando dinheiro e parcelando as passagens tudo é possível! Sempre digo que planejamento é tudo. Vamos lá?


1) Escolha o destino

Por mais óbvio que isso pareça, é assim que tudo começa! Precisamos definir primeiro qual o lugar dos nossos sonhos, para que daí consigamos traçar todo o resto, como por exemplo: hospedagem, roteiros (onde ir, o que visitar, etc.), se precisa de visto ou não, a cotação atual da moeda do seu destino, valor de passagem e esse tipo de coisa.


2) Confira os documentos

“Ai Anna, mas hoje você só tá dizendo coisas óbvias!”. Já sei que isso é algo fácil e lógico de se pensar de primeira, mas conferir os documentos é essencial. Seu passaporte vai estar válido na época em que você pretende viajar? Você precisa agendar uma entrevista para conseguir um visto? São essas coisas que vão delimitar seus primeiros passos em relação a sua viagem!

Alguns países, como os do Mercosul, não são exigentes e permitem a entrada de brasileiros ao território simplesmente com Registro Geral (RG). Porém, em outros lugares não é tão simples assim, como os EUA, fato que pode ser comprovado pelo processo de emissão do visto, que consiste em uma prática extremamente burocrática e, às vezes, demorada. Por essa razão, é tão importante determinar o destino, pois só assim você vai saber o que é preciso de documentação. Não dá pra esquecer que o processo para adquirir passaporte e visto é lento, então, comece a correr atrás dos trâmites com bastante antecedência.


3) Definir a data + comprar as passagens

Com a data ideal em mente o próximo passo é comprar as passagens. Agora é o momento que talvez demore mais, porque é preciso procurar bem e ficar de olho em promoções. Existem vários sites que comparam valores, ajudando a escolher qual companhia apresenta uma proposta com melhor custo benefício.

Não podemos esquecer que algumas empresas apostam em estratégias específicas para estimular a venda, criando, por exemplo, promoções relâmpagos. Então meu conselho é acompanhar diariamente estes sites e ter paciência para fazer a compra no momento que for mais oportuno.


4) Traçar o roteiro

Eu particularmente AMO essa etapa porque é a mais divertida: decidir onde ir e o que visitar. Planejamento é a chave do sucesso e assim você evita frustrações futuras. Agora é o momento de pegar o computador e pesquisar os pontos turísticos mais legais, quais as melhores cidades e se estão próximas, onde comer e onde fazer compras. Minha ideia é fazer um diário de viagem, e anotar TUDO isso!


5) Definir a hospedagem

Não adianta viajar de mala e cuia se não tiver onde ficar né? Por isso que fazer a reserva em um hotel ou airbnb (em caso de visitar mais de uma cidade, reservar em todas antes de ir também viu?) com antecedência é uma das partes mais importantes.

Assim, analise questões relacionadas à localidade do empreendimento, se é perto de restaurante, lojas, transporte público, além dos serviços prestados (no caso de um hotel ou pousada). Além disso dê preferência a lugares que possibilitam o cancelamento sem cobrar taxas, porque imprevistos acontecem não é mesmo?


6) Arrume as malas com antecedência

Assim como eu falei de fazer um diário de viagem, nele você pode fazer uma check list antes de arrumar as malas, e colocar tudinho pra não esquecer as coisas mais essenciais. Por isso não deixe pro último dia, porque se em viagens pequenas já esquecemos algumas coisas, imagine em uma viagem internacional. Arrumar tudo com antecedência dá mais certeza de que não estamos esquecendo nada.


7) Faça um checklist da viagem

Achou que tínhamos acabado?  Calma lá, que ainda pode estar faltando algo, que você ainda não reparou. Por isso, esse passo é tão importante. Somente por meio de um checklist é possível identificar o que está concretizado e o que está pendente.

Agora é hora de repassar todos os aspectos da viagem desde o mais básico, como a reserva do hotel e transporte, até itens mais detalhados como o planejamento da alimentação. Fazer uma lista com as obrigações vai te ajudar a verificar tudo que ainda tem que ser feito, sem que nada fique perdido ou não feito.

Agora sim está tudo certo! Tá na hora de juntar tudo e partir pra sua viagem. Imprevistos acontecem sempre, não se esqueça, mas tenho certeza que serão momentos inesquecíveis.


Curtiu minhas dicas? Comenta aqui se você tem mais alguma sugestão!



0 comentário
bottom of page