top of page
  • Foto do escritorAnna Alvarenga

Armário cápsula: o que é e como ter o seu?

Você já ouviu falar de armário cápsula ou guarda-roupa cápsula? Essa tendência vem crescendo junto com o conceito de slow fashion. São movimentos sustentáveis que propõem consumir menos com mais qualidade, como uma alternativa à produção em massa. Ideias não tão novas.

A estilista Susie Faux criou o conceito do “armário cápsula” na década de 1970, com a ideia de dispor de peças de roupas essenciais que fazem parte do estilo pessoal e alguns itens de moda. Com a finalidade de ter pouca quantidade com muita qualidade com associações e combinações entre si que funcionem para as mais diversas ocasiões.


Essa fórmula simboliza funcionalidade e transparência no momento de escolher o que vestir, busca praticidade no dia a dia.

Esse pensamento sofreu uma releitura feita pela blogueira americana Caroline Joy Rector e tem como objetivo primário simplificar a vida dos seus adeptos.

A proposta que tem mexido com a cabeça de algumas mulheres apaixonadas por moda, o guarda roupa cápsula propõem uma quantidade de vestimentas compacta, fazendo com que a pessoa que ousa experimentá-lo repense o modo como consumiu moda até então.


Dito tudo isso vem o motivo de querer trazer um pouco disso pra vocês. Tomei a decisão de ser mais minimalista em 2019, consumir menos e focar no que é essencial. Foi aí que comecei a pesquisar mais sobre esse conceito e assim decidi adotá-lo a partir do próximo ano, e consumir roupas de uma maneira mais consciente.


O que define um armário cápsula?

O armário cápsula é uma seleção das peças do seu guarda-roupas que você realmente gosta e usa, sendo o número ideal por volta dos 37 itens (esse foi o número usado pela Caroline, do blog UnFancy que citei antes).

Caroline Rector, do blog Unfancy, elegeu 37 peças essenciais, que só são trocadas a cada três meses (Foto: Reprodução Blog Unfancy)

Essa é uma maneira de encontrar seu estilo, e usar aquilo que você realmente gosta e se sente bem. É uma baita jornada de auto-conhecimento!

Contudo vale pontuar que uma mudança desse tipo exige muita reflexão e paciência. Dificilmente, ela será feita de um dia para o outro. O desapego material é gradativo. Mas um bom ponto de partida é questionar por que manter no guarda-roupa peças que já nem vestem tão bem ou já não correspondem mais ao seu estilo.


Os benefícios do armário cápsula na sua vida

Menos roupas, sapatos e acessórios não é somente uma questão de colocar um basta no consumismo desenfreado, é uma questão de sermos que realmente somos e experimentar nossa própria energia.


Basicamente, o que o armário cápsula vai trazer pra sua vida é:

  1. Mais alegria e energia, afinal, o esforço que fazemos para consumir (de ter dinheiro a comprar e sempre desejar ter mais) é cansativo e desconectado de sentido;

  2. Identificar seu estilo atual;

  3. Alinhar seu guarda-roupa e suas próximas escolhas ao seu estilo de vida;

  4. Menos distrações e foco no que importa;

  5. Mais organização e praticidade;

  6. Ter e usar somente suas peças preferidas, aquelas que você ama;

  7. Parar de perder tempo escolhendo o que vestir;

  8. Ganho em auto-estima, já que vai usar roupas e peças que ama e sabe que funcionam;

  9. Consumir de forma consciente e passar a comprar apenas o que você sabe que precisa, cai bem e combina com o que já tem;

  10. Economizar dinheiro pois sua relação com as roupas vai mudar;

  11. Redução de resíduos produzidos. Tecido descartado também é lixo;

  12. Repassar roupas que não usa mais adiante e fazer o bem a outras pessoa.

O conceito de armário-cápsula funciona principalmente para as produções do dia a dia (Foto: Reprodução Blog Unfancy)

Como montar meu armário cápsula?

No site da Caroline ela disponibiliza um planner pra ajudar nesse processo e descreve 10 passos pra que possamos definitivamente entrar nesse universo do slow fashion.


1. Lifestyle: Reúna em uma lista as principais atividades que envolvem seu dia a dia. Vale incluir eventos especiais já agendados, feriados, viagens, passeio com amigos, trabalho e até o tempo que se passa em casa.

2. Palavras associadas: Escreva o maior número possível de termos relacionados a estilo que você conhece. Circule os que combinam com você e risque aqueles com os quais você não se identifica. Exemplo: boho, tendência, chique, clássico, esportivo, girly... Selecione de 3 a 6.

3. Marcas: Faça uma lista de lojas, marcas e designers que você adora e que funcione com o seu estilo, corpo e orçamento. Isso ajuda a guiar as compras.

4. Cores: Eleja tons majoritários, outros minoritários e alguns pontuais. Pense naqueles que fazem sentido para a temporada, nos que vão fazer a diferença em acessórios, nos que servirão de base...

5. Peças-chave: Coloque no papel itens que você já tem e alguns que pretende comprar. Pense uma lista geral de favoritos para ter uma noção mais completa do seu estilo pessoal. Inclua tops, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa.

6. Looks-chave: Pense em produções que você ama usar, de acordo com as suas atividades básicas, humor, ocasiões especiais.

7. Lista de compras: Agora, dedique-se a reunir itens que você realmente precisa comprar. Mas não se esqueça do limite de peças. Este é o momento de avaliar alguma peça que precisa ser substituída, cores novas que merecem ser consideradas, itens indispensáveis para as temperaturas da estação.

8. Orçamento: Aproveite as lojas onlines para avaliar quanto será preciso gastar em cada nova aquisição, mas não gaste mais do que o orçamento pré-estabelecido.

9. Armário-cápsula: Agora, liste as 30 peças – ou mais – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.

10. Lições aprendidas: Termine anotando ideias e ensinamentos absorvidos durante o processo. Isso será importante na hora de se planejar para a próxima estação.


E aí? O que você achou sobre essa onda?


-A

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page