top of page
  • Foto do escritorAnna Alvarenga

Como desapegar de vez e organizar a casa (e a vida)

Oi pessoal!

Sei que to meio sumida, mas esse semestre nem começou e já ta uma loucura! No meio dessa loucura percebi como preciso desesperadamente arrumar minhas coisas pra conseguir colocar a vida no lugar.

Tenho pesquisado muito sobre como fazer isso de uma maneira eficiente, e depois de muito "surfar" nas internets acho que encontrei algo que realmente vai me ajudar, e ajudar vocês! Então esse post são dicas mas também é um lembrete pra mim mesma (risos).


Vocês conhecem a Marie Kondo? Ela é autora do livro "A Mágica da Arrumação", um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi considerada pela revista Time, em 2015, uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, e os vídeos hipnotizantes em que aparece organizando gavetas e dobrando roupas acumulam milhões de visualizações. Ela também tem um programa na Netflix chamado "Ordem na casa com Marie Kondo".


O método batizado de “KonMari” é simples na teoria, mas pode ser infinitamente complexo na prática. O segredo está em categorizar todas as coisas de sua casa. TODAS! Até um grampo de cabelo. Feito isso, é necessário examinar esses itens. Basicamente, a teoria da guru da limpeza é manter em sua vida apenas aquilo que te faz feliz.

Se a resposta à pergunta: “Isso me faz feliz?” for sim, o item será mantido. Do contrário, deve-se agradecer ao objeto que lhe foi útil algum dia e, em seguida, descartá-lo. Isso vale para tudo, desde roupas, livros, papeis, até objetos sentimentais, como cartas e fotos.


PASSO NÚMERO 1: Defina seu estilo de vida ideal e como você gostaria que fosse sua casa


Pare por alguns minutos e pense como você gostaria que fosse cada canto da sua casa. Tente imaginar quais itens você gostaria de ter e onde ficariam melhor posicionados. Ao visualizar uma imagem concreta, torna-se mais rápido o processo de deixar cada coisa em seu lugar. Esta é a chave principal da arrumação.


PASSO NÚMERO 2: Arrume tudo de uma vez só


Tem pessoas que tiram um final de semana para arrumar uma parte da casa, uma coisa ali ou aqui. Para a japonesa é aí que mora o problema! Segundo ela, se você não fizer de uma vez só, vai ficar agarrado para sempre tentando arrumar tudo aos poucos.


PASSO NÚMERO 3: Organize por função e não por localização


A ideia aqui é bem simples. Você tem que decidir arrumar todos os livros e não o quarto, porque você tem livros em mais lugares da casa, entendeu? Faça uma categoria por vez. A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Se tiver muitos itens em uma categoria (roupas, por exemplo), faça subcategorias com calças, camisetas e jaquetas.

Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. Marie sugere guardar apenas fotos que te fazem lembrar do contexto e trazem um sentimento bom.


PASSO NÚMERO 4: Livre-se do excesso


Ao pegar cada um dos objetos da sua casa, pergunte a si mesmo: isso tem utilidade no momento para mim ou terá no futuro? Isso me faz feliz? Essa pergunta é ainda mais importante, pois mais do que ser útil, aquele objeto precisa te fazer feliz.

Caso a resposta for negativa, não hesite em jogar as coisas fora ou destiná-las para a doação. Deixe várias sacolas só para isso. Você deve ficar apenas com o que realmente ama ou que ainda te deixa feliz.

“Para algumas pessoas serão muitas coisas. Para outras, somente um punhado”, diz a autora. “A chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade, e para a maioria das pessoas não é fácil. Mas é a melhor maneira de nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz. E na quantidade justa”.


Espero que esses passos ajudem vocês (e a mim também!)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page