top of page
  • Foto do escritorAnna Alvarenga

Táticas de estudo para salvar seu semestre



O final do semestre tá na nossa porta, e o desespero com provas e trabalhos também. Sei bem porque tô vivendo exatamente isso (socorro!). Com isso resolvi trazer algumas das minhas táticas pra fazer render o estudo, e pra salvar o período/bimestre!

A primeira coisa antes de tudo é fazer um CRONOGRAMA. Você pode fazer da maneira que preferir: igual a um calendário mensal e colocar todos os dias, ou fazer um esquema com as semanas que você precisa estudar. Aí é com você, opte por aquilo que vai facilitar seu planejamento. O cronograma deve estar sempre com você, o meu por exemplo, fica no meu bullet journal.

Logo você coloca o que você tem na semana/dia. Por exemplo: Dia 13 – Apresentar trabalho da matéria tal. Depois de colocar todas as tarefas que você precisa realizar, você vai estabelecer QUANDO você vai realizá-las. Se possível, opte por colocar a realização uma semana antes do prazo de entrega. Então se eu tenho um teste no dia 25, coloco no cronograma que tenho que estudar na semana anterior, e planejo uma revisão para a semana do teste. Acho que deu pra ter uma ideia, né?

Com o cronograma montado, podemos dar início aos truques e macetes de estudo!


1) Mapa mental

Às vezes temos aquela matéria super complexa e que mesmo fazendo resumos longos e super completos, não conseguimos fixar o conteúdo. Por isso uma técnica super eficiente é a criação de mapas mentais para ajudar na construção do raciocínio. Assim você consegue criar uma ordem lógica (ou pelo menos que faça sentido, e que te permita entender da maneira correta) entre as informações, além de permitir a criação de interconexões e relações de hierarquia. Desse modo, seu cérebro consegue associar que a informação X vai depender da Y ou da Z acontecer.


2) Divisão por cores

Ser a louca da papelaria me fez desenvolver uma técnica para estudar que eu gosto muito e que sempre me ajuda quando tenho que fazer resumos. A primeira coisa que você vai precisar é de alguns marca textos ou canetas de cores variadas. Depois disso você precisa criar uma legenda, como por exemplo: AMARELO – tópico principal, ROSA – subtópico, e etc. Logo, quando você estiver lendo um texto e precisar resumir, grife um tópico principal de amarelo, e se ele possuir um subtópico grife de rosa; assim, quando você for escrever seu resumo não precisará reler várias vezes aquilo que você grifou porque já separou o texto.

Essa é uma ótima tática de memorização também, pois na hora da prova seu cérebro lhe fará a incrível pergunta “de que cor você marcou isso?”. Comigo funciona, e creio que vale a tentativa.


3) Resumo ou fichamento

Ler a matéria é um passo obrigatório em qualquer preparação, mas o estudo não pode parar por aí. Desde criança minha mãe me ensinou que só se aprende escrevendo. Com isso sempre defenderei que escrever aquilo que já está ali com suas próprias palavras ajuda na hora do entendimento, porque você reorganiza as informações lidas com aquilo que você entendeu. Então combinando a tática de separar seu texto em cores, fazer um resumo ou fichamento fica MUITO mais fácil.

Os fichamentos são sínteses esquemáticas de cada texto, é uma cartela que contém as informações mais importantes sobre um livro ou um capítulo de um livro, por exemplo. A ideia é elaborar um índice das suas leituras, e você pode associá-las no mapa mental. Na hora de escrever o resumo aja como se você fosse o autor da sua própria apostila sobre o assunto. Pode ser um texto corrido ou por tópicos: o importante é traduzir as ideias para a sua linguagem, incluindo suas interpretações e comentários sobre o tema.


Viu que no fim todos eles se unem em uma coisa só? É assim que tem que ser, pois o estudo se torna dinâmico e facilita todo o entendimento. O que você achou dessas táticas para ajudar no estudo?

E você, como faz pra conseguir estudar da melhor maneira possível?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page